Amo Dinheiro - Notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain

Saiba quais são os tipos de Carteira para Bitcoin e escolha a melhor

Armazenar as criptomoedas em um local seguro é fundamental para quem trabalha com Bitcoins, e felizmente o mercado das criptomoedas conta com vários tipos de carteiras para Bitcoin seguras.

Mas o que é uma carteira para Bitcoin na prática?

Carteira, ou em inglês Wallet, é um programa desenhado para fazer o envio, recebimento, armazenamento e controle do saldo de Bitcoins que cada usuário desta criptomoeda possui.

Em termos mais técnicos, a carteira serve para armazenar as chaves públicas e privadas, como interagir com o Blockchain.

Ressaltando que na verdade os Bitcoins (BTC) e até mesmo outras moedas digitais, não ficam armazenadas na carteira e muito menos existem em formato físico, o que existe realmente são somente alguns registros de transações que são armazenados no Blockchain.

Desta forma, durante uma transação feita em BTC, o que ocorre a nível da Wallet é apenas uma simples mudança no saldo e nada mais.

“Evite decisões erradas na hora de optar por uma Carteira para armazenar os seus Bitcoins, e confira já a seguir os principais tipos de Carteiras” 

Carteiras On-line ou web

O armazenamento “em nuvem” vem registando cada vez mais aderência na internet no geral, e nas criptomoedas não poderia ser diferente, onde este tipo de carteira representa a mais usada devido a sua grande praticidade.

Mas nem tudo é um mar de rosas, pois pelo fato do usuário ter que ceder as suas chaves privadas (endereço e senha da carteira) a deriva da carteira, pode se dizer que este não tem controle total sobre os seus BTC’s. Além disso as carteiras on-line são mais vulneráveis a ataques hackers.

São exemplos de carteiras on-line: Xapo, Coinapult, Coinbase, etc.

Carteiras Mobile

Projetadas para serem executadas como aplicativo num Smartphone ou Tablet, o armazenamento da chave privada aqui é feito diretamente no dispositivo móvel, o que torna a segurança bem fraca, pois os ataques hackers ganham mais fontes de entrada.

É importante que o usuário da carteira Mobile tenha sempre um Backup da mesma, pois no caso de haver perda ou roubo do dispositivo este ainda terá como ter acesso aos seus fundos.

Vale lembrar que apesar das carteiras mobile serem bastante práticas, não é nem um pouco aconselhável guardar grandes montantes nelas. Sendo que para este caso é mais indicada a carteira Hardware.

São exemplos de Carteiras Mobile: MyCellium, Breadwallet, Greenaddress, etc.

Carteiras Hardware

Apresentado maior nível de segurança no que diz respeito a ataques de hackers, a carteira encontra-se em formato físico, o que permite com que as chaves privadas sejam mantidas offline.

Os benefícios não param por ai, a maior parte das Carteiras Hardware também fornecem um Backup do dispositivo em caso de perda ou roubo. Porém com todo esse pacote de vantagens vem também atrelado o elevado custo para ter este tipo de carteira.

São exemplos de carteiras Hardware: Trezor, Ledger Nano, etc.

Carteiras em Papel

Apelando mais para o mundo real, o armazenamento aqui é feito em formato impresso, não digital, ou seja, as chaves privadas e públicas da carteira são mantidas fisicamente, o que já garante um nível de segurança mais levado em relação ao armazenamento on-line.

É justamente por conta desta segurança no armazenamento que este tipo de Wallet para Bitcoins é muito recomendado para quem deseja guardar fundos por um bom tempo.

São exemplos de carteiras em Papel: Blockchain, Bitadress.org, etc

Carteiras Desktop

Conhecida também como Hot Wallet, este tipo de Carteira para Bitcoins é formado por um software que é executado num computador. Aqui o armazenamento das chaves privadas é feito no computador, o que quer dizer que se o equipamento em questão não tiver vírus, os fundos estarão fora de risco.

Devido a esta dependência do estado do computador, não é muito recomendado armazenar muitos BTC’s na carteira Desktop.

São exemplos de carteiras Desktop: Bitcoin Core, ElectrummSIGNA, etc.

Saiba quais são os tipos de Carteira para Bitcoin e escolha a melhor
Avalie este post

Adic. comentário

Redes Sociais

Curta nossa página.