Amo Dinheiro - Notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain

Erros mais comuns na hora de investir

Embora o brasileiro ainda não tenha a cultura do investimento em suas raízes, essa ótica vem mudando dia a dia, as pessoas de um modo geral estão adquirindo uma educação financeira, onde as oportunidades começam a surgir, assim como os erros na hora de investir.

Com um mercado cada dia mais rico em opções de investimentos, é muito fácil achar investidores de primeira viajem, que no anseio de uma boa rentabilidade acabam deslizando e com isso perdendo muito dinheiro.

Para ajudar os novatos nessa jornada a escaparem das armadilhas do mercado, separamos cinco erros que devem ser evitados na hora de investir, para que assim, o principiante não aprenda perdendo dinheiro.

Não conhecer seu Perfil de Investidor

Aquele que deseja iniciar nos investimentos, antes de tudo deve conhecer seu perfil de investidor, pois, conhecendo seu perfil os objetivos são melhores trabalhados e as possibilidades de errar na hora de investir diminuem.

Para descobrir o perfil é aplicado a avaliação de perfil do investidor (API), por intermédio de um formulário, vulgo “suitability”.

Uma vez realizada essa consulta, é descoberto o tipo de perfil, que poderá ser:

  • Conservador;
  • Moderado;
  • Moderado-agressivo.

Embora o perfil não diga em que produtos investir, sabendo seu tipo e com uma assessoria de investimento, é possível montar uma carteira de investimentos mais condizente com suas expectativas, possibilitando menos erros ou frustrações na jornada.

No peito e na raça, investir sem consultar um especialista

Dia a dia investir no Brasil se torna mais complexo, novos produtos e oportunidades pipocam ano a ano no mercado, querer partir neste trajeto sem um guia é sinônimo de erros graves, armadilhas e perdas.

Neste trajeto, a experiência de um especialista, o conhecimento de quem está dentro, vai evitar armadilhas e ciladas, propiciando um caminho mais seguro com menos perdas.

A consultoria de um especialista é melhor que o preço da ignorância, se a meta é investir comece investindo em um especialista.

Investir sem planejamento financeiro

Iniciar os investimentos sem uma visão estratégica e sistêmica é um dos piores erros na hora de investir.

Dar o ponta pé inicial sem conhecer sua realidade e objetos, é a chance para perder dinheiro, é preciso saber os objetivos e estabelecer uma porcentagem de quanto irá disponibilizar de sua renda para investimentos.

É preciso ter um plano de investimentos bem delineado, com foco nos objetivos traçados com base na sua realidade financeira.

Adotando essas práticas a chance de ser influenciado pelas emoções diminui, com isso, as oscilações do mercado não afetarão de forma drástica sua estrutura.

Ignorar os riscos que os investimentos têm

Independentemente do tipo de investimento, seja os com aportes mais seguros ou não, todo o investimento tem seu grau de risco.

Aquele que inicia no mundo dos investimentos, não pode ignorar os riscos, pois, sempre há a possiblidade de perder parcial ou integralmente o montante investido.

Estar consciente dos riscos e analisar o portfólio de investimentos podem diminuir erros na hora de investir.

Investir sem conhecimento

Iniciar qualquer atividade que seja sem o mínimo de conhecimento ou noção, é sinônimo de dificuldades à frente e com os investimentos não é diferente.

Para toda e qualquer atividade há que se ter um preparo, e na toada dos investimentos, conhecimento e preparo é requisito para encontrar os melhores aportes e dirimir erros.

Estudo e dedicação fazem parte da rotina de um investidor, sendo assim, os melhores preparados conseguem visualizar de forma mais clara as melhores oportunidades.

RECAPITULANDO

Neste abordamos de forma simples cinco erros cometidos na hora de investir, sendo eles:

  1. Não conhecer seu Perfil de Investidor;
  2. No peito e na raça, investir sem consultar um especialista;
  3. Investir sem planejamento financeiro;
  4. Ignorar os riscos que os investimentos têm;
  5. Investir sem conhecimento.

Esse são penas alguns, porém os marujos de primeira viagem podem se deparar ainda com:

  • A falta de acompanhamento da carteira de investimentos;
  • A não diversificação de investimentos;
  • Querer ficar milionário em um piscar de olhos;
  • Investir endividado;
  • Não ter uma reserva de emergência;
  • Negligenciar custos e taxas das transações;
  • Não entender que especulação e investimentos são coisas distintas.

CONCLUSÃO

Errar é normal e faz parte da jogada, o importante é aprender com os erros, pois, investir embora seja simples não é nada fácil, envolve questões emocionais, comportamentais e técnicas.

Sendo assim, estudo, preparo e auxílio são um bom tripé de apoio para evitar erros na hora de investir.

Erros mais comuns na hora de investir
Avalie este post

Adic. comentário

Redes Sociais

Curta nossa página.