Amo Dinheiro - Notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain

Entenda de uma vez por todas o que é CDI e como ele funciona

Saber onde e quando fazer um investimento, é bastante importante para que você possa fazer a aplicação do seu capital com baixo risco. Por isso é fundamental entender o que é CDI e como ele funciona, pois este é um dos conceitos que serve como indicador na hora de responder a essas duas perguntinhas.

Devido a sua grande notabilidade no mercado financeiro, é até bem possível que você já tenha ouvido falar do CDI, porém o seu verdadeiro significado ainda lhe é desconhecido. Por conta disso, resolvemos preparar este post para ajudar-te a entender de uma vez por todo o que este conceito realmente significa e como ele pode influenciar nos seus investimentos.

O que é CDI

Apesar de ser tido por algumas pessoas como sendo uma taxa – o que não constitui a verdade – o Certificado de Depósito Interbancário, ou simplesmente CDI, é um título de emissão feito pelos bancos que tem como objetivo garantir a distribuição de recursos entre as instituições financeiras.

Confuso? Esclarecemos ainda mais…

De uma forma bem simples, podemos dizer que o CDI é um instrumento usado para fazer empréstimos diários de curtíssimo prazo entre as instituições financeiras para que no final do dia os bancos fechem com saldo positivo, ou seja, com número de depósitos superior ao número de saques.

Resumindo, o CDI serve para lastrear as operações do mercado financeiro. Valendo ressaltar que todas as transações realizadas em detrimento deste título são por meio eletrónico e normalmente tem o prazo de um dia.

Agora, porque o CDI é por vezes tratado como “Taxa CDI”? – Como já viste anteriormente, o CDI não é uma Taxa, porém pelo fato deste certificado ser remunerado pela Taxa DI, ele é também designado muitas das vezes como “Taxa CDI”.

A Taxa DI é a média de juros resultantes das operações interbancárias realizadas em virtude da CDI, e é justamente esta taxa tomando na maioria das vezes o nome “Taxa CDI”, que serve como indicador na hora de determinar a viabilidade de um certo investimento.

“Entenda melhor como funciona o CDI e como ele pode influenciar nos seus investimentos, já a seguir”

Como funciona o CDI

No mercado financeiro, esta taxa funciona basicamente como uma mera referência que as modalidades de investimentos de renda fixa buscam igualar ou superar. Por conta disso, o CDI é usado juntamente com a taxa básica de juros da economia no Brasil, o SELIC, que é também utilizado no mercado interbancário para financiar as operações bancárias diárias.

Apesar do CDI e a SELIC terem a mesma finalidade que é de financiar os bancos, elas diferem pelo fato da primeira ser uma taxa de juros utilizada pelo Governo brasileiro para remunerar os bancos que emprestam dinheiro entre si utilizando os títulos de tesouro nacional, enquanto que a segunda possibilita a realização destes mesmos empréstimos porém usando os recursos dos próprios bancos.

Por causa desta semelhança, já é de costume ter a SELIC e o CDI com valores bastante próximos, onde a primeira taxa é de costume a mais alta.

Como a CDI influência nos seus investimentos?

Contrariado o pensamento da maioria das pessoas, não é possível “investir no CDI”, sendo que esta taxa só pode ser usada como indicador de renda pelas pessoas que aplicam o seu capital em investimentos com rentabilidades atreladas ao CDI.

São vários os tipos de investimentos que envolvem a Taxa DI (ou CDI), havendo maior destaque para o CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e a LC (Letra de Câmbio).

“Confira um exemplo prático envolvendo a determinação da rentabilidade do investimento tomando como referencial o CDI, já a seguir”

Imagine um investimento do tipo CDB que rende 0.8% num mês. Neste caso, para saber se a rentabilidade foi positiva ou não, o investidor deve colocar na balança o valor da aplicação e o da Taxa CDI, levando em conta que o objetivo é sempre igualar esses dois valores, ou seja ter retorno de 100%.

Se neste mês o CDI for de 1,00% por exemplo, o rendimento não será positivo, pois o valor aplicado (0.8%) não é igual aos 1,00% da taxa, ou ainda melhor, dos 100% de rendimento esperado, o investimento retornou apenas 80% (0,8%/1%=0,8 OU 80%).

Entenda de uma vez por todas o que é CDI e como ele funciona
Avalie este post

Adic. comentário

Redes Sociais

Curta nossa página.