Amo Dinheiro - Notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain

Descubra as vantagens e desvantagens da poupança e do CDB

Decidir onde se fazer um investimento é uma escolha bem complexa, com a pessoa precisando estudar vários cenários, para não perder o dinheiro e conseguir um bom rendimento. Porém, existem formas mais fáceis e diretas de se investir, como na caderneta da poupança ou no Certificado de Depósito Bancário, o CDB.

Ambos são investimentos bem simples, populares e tradicionais, utilizando um rendimento mensal ou anual baseado em juros já pré-definido em cima do dinheiro investido.

Porém, você consegue decidir entre um e o outro, sabendo qual irá trazer mais rentabilidade e benefícios para o seu tipo de investimento? Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando as principais informações sobre a poupança e o CDB, explicando onde é melhor investir e qual trará melhor rendimento.

O que é a poupança?

Possivelmente é a forma de investimento mais popular entre as pessoas. Sendo considerado bastante seguro e simples, a caderneta a poupança funciona como uma conta, onde o usuário deposita um dinheiro e recebe um rendimento mensal pré-definido junto com o acrescimento da variação atual da TR, ou Tara Referencial.

Não é necessário um valor mínimo para se iniciar o investimento, podendo investir o dinheiro inicial que desejar. Também é possível movimentar a renda a qualquer momento e com a maioria dos bancos possibilitando fazer transições diretas entre a poupança e conta corrente.

A rentabilidade dos juros do valor investido na caderneta é baseada na taxa Selic. Logo, quanto maior ela está, melhor é o rendimento do investimento.

 

Principais vantagens da poupança

  • Não existe um valor mínimo de investimento, podendo iniciar a caderneta de poupança de um banco com qualquer dinheiro.
  • É possível retirar e movimentar o rendimento e valor investido a qualquer momento, não precisando pagar nenhuma taxa ou esperar até uma data definida.
  • É totalmente inseto de imposto de renda, não tendo alterações na valorização do rendimento quando desejar retirá-lo.
  • Valores de investimento de até R$150 mil são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos, ou FGC, caso o banco venha declarar falência.
  • Não é necessário pagar nenhuma taxa de administração para começa a tirar proveito da rentabilidade da poupança.
  • É bem fácil e simples fazer o investimento na poupança e resgatar o valor desejado.

Principais desvantagens da poupança

  • O rendimento é bem baixo, se comparando com outros investimentos parecidos. Os juros costumam ficar sempre abaixo de 1%.
  • O rendimento da caderneta só ocorre no dia do “aniversário” da poupança. Se ela for aberta no dia 20, a rentabilidade mensal ocorrerá, somente, nos dias 20 do ano.
  • Com o rendimento ficando abaixo da inflação, o valor investido começará a valer menos, com o investidor “perdendo” dinheiro quando desejar resgatá-lo.

 

O que é o CDB?

O CDB, ou Certificado de Depósitos Bancários, é outro tipo de investimento bem popular, sendo o maior famoso entre títulos privados. Nele, uma pessoa irá fazer o empréstimo de um valor para o banco e, futuramente, terá uma rentabilidade em cima desse dinheiro diante de juros predefinido antes do investimento.

Cada banca utiliza um porcentual de rendimento sobre o CDB, não possuindo uma rentabilidade fixa.

Principais vantagens do CDB

  • O rendimento é regular e, normalmente, acima da inflação, não sofrendo grandes alterações ao longo do investimento. Além disso, a rentabilidade apresentada por ele é bem maior e mais segura que a caderneta da poupança, principalmente com os juros pós-fixados.
  • Assim como a poupança, o rendimento do CDB pode ser resgatado a qualquer momento que o usuário desejar.
  • Investimentos até R$250 mil são garantidos pelo FGC em casos da quebra financeira do banco.
  • Existem três formas de investimento e juros para a rentabilidade: prefixado, com acrescimento da inflação e pós-fixado.

Principais desvantagens da CDB

  • É necessário ter muito cuidado para descobrir o melhor banco para o investimento, apresentando maior rendimento mensal e segurança.
  • Existe taxa de administração e imposto de renda, o segundo podendo ser de 15% a 22,5% da rentabilidade.
  • Pode apresentar alguma taxa de carência sobre o investimento, com o investidor não podendo fazer o resgate do dinheiro durante esse período definido pelo banco.
  • Após um período, é necessário fazer o resgate total da rentabilidade do título privado.

Colocando no papel, é possível decidir qual é o melhor tipo de investimento diante do que o investidor está procurando. Sabendo as principais vantagens e desvantagens, se pode escolher entre CDB ou poupança.

Descubra as vantagens e desvantagens da poupança e do CDB
Avalie este post

Adic. comentário

Redes Sociais

Curta nossa página.