Cemzinho

Como ganhar dinheiro com podcast: 6 formas para você faturar alto!

Luiz A. da Luz

21 de novembro de 2019

Nossa missão aqui no Cemzinho é ajudar você a ganhar ou economizar cem reais ou mais de forma segura e honesta. As vezes fazemos parcerias com outras empresas que compartilham da mesma visão. Sendo assim, é possível que alguns dos links neste artigo sejam de um dos nossos parceiros.

Com o crescimento e popularidade das podcasts, mais e mais pessoas estão se destacando no segmento e criando novos shows, em um esforço para se tornar experts em um determinado assunto. 

A criação de audiências, construção de uma marca pessoal, conexão com influenciadores e até mesmo, a alta exposição dos seus próprios negócios, fazem das podcasts um excelente negócio.

Veja também 4 formas para ganhar dinheiro rápido e honesto.

O termo podcast veio da fusão da palavra iPod (aparelho de música da apple) e Broadcast (ou transmissão em português). Se você sabe o que é podcast ou não tem a menor idéia, segue uma breve explicação:

Imagem de um microfone e com os dizeres: 7 formas para ganhar com podcast

O que é podcast?

Podcast é um show no formato de um arquivo digital em áudio, onde o apresentador foca em um assunto ou tema específico, como finanças ou empreendedorismo. Diferente das rádios, você pode se inscrever através do seu aparelho celular e escutar em qualquer lugar e à qualquer momento. 

Pela facilidade de acesso e custo zero para quem consome, podcasts vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos e se tornaram uma ótima oportunidade de negócio para quem produz.

Se você também tem interesse em saber como ganhar dinheiro com podcast, veja como você pode faturar alto com podcast:

1 – Anúncios

Oferecer anúncios na sua podcast pode gerar milhares de reais para você mensalmente. Geralmente os anúncios em podcasts são apresentados logo nos primeiro segundos da podcast. Outras opções são anúncios na metade e também no final da podcast.

De acordo com o podcaster John Lee Dumas, do show EOFire o “padrão” para anúncios em podcasts são no formato de 15-Sec Preroll (15 segundos antes do show) ou 60-Sec Midroll (60 segundos durante o show).

Afinal, quanto posso ganhar com esses anúncios padrões em podcasts?

  • 15 Segundos Antes do show: U$18 para cada 1000 episódios baixados
  • 60 Segundos Durante o show: U$25 para cada 1000 episídios baixados

Digamos que você tem uma média de 10 mil episódios baixados por show, um combo de 2 anúncios (antes e durante) geraria uma renda de U$430 por show. Agora veja o potencial de faturamento:

  • 4 shows por mês: U$1720
  • 8 shows por mês: U$3440
  • 30 shows por mês: U$12.900

Obviamente este é um modelo padrão, baseado em um artigo de fora e deve ser usado como referência. Porém você pode adaptar este modelo para o seu negócio e dependendo do seu público, adicionar mais anúncios e cobrar mais ou menos por cada 1000 episódios baixados.

2 – Vender seus próprios produtos ou serviços

Seu produto ou serviço é relevante para o público que consome todos os episódios da sua podcast? Se a resposta for sim, pense em formas na qual você pode promover o seu produto o seu serviço para a sua audiência e aumentar o seu faturamento.

Um desconto exclusivo ou um prazo estendido podem ser interessantes para a sua audiência e ajudar você a converter mais clientes, assumindo que a oferta tem alguma relação com a sua audiência.

Lembre-se que você é o apresentador e se a sua audiência está com você diariamente, episódio após episódio, eles lhe consideram com um expert no assunto. Basta você pensar estrategicamente como monetizar a sua audiência.

3 – Afiliados 

É possível que você tenha uma audiência grande e fiel, porém você não tem um produto ou serviço próprio para oferecer e o modelo de anúncios não lhe agrada. Considere oferecer um produto ou serviço de terceiros como afiliado.

Muito provavelmente o conteúdo da sua podcast será evergreen. Ou seja, o conteúdo que você criou ontem, continuará sendo relevante hoje, daqui seis meses ou um ano.

Isto significa que com o crescimento da sua podcast, você pode continuar ganhando comissões passivamente sobre os produtos e serviços referidos por você como afiliado.

4 – Conteúdo Premium

Não tão comum como as outras opções, porém eficaz. Monetizar a sua podcast através da venda de um conteúdo premium é uma boa opção. O conteúdo premium pode ser através de:

  • Vídeos da podcast
  • Entrevistas exclusivas
  • Conteúdo atrás das câmeras
  • Coaching call com você ou entrevistados
  • Perguntas e respostas com você o entrevisto

Pense em formas diferentes para entregar um conteúdo premium para a sua audiência por um trocadinho a mais. 🙂

5 – Networking

Muitas pessoas não consideram o networking como uma moeda, pois você não consegue quantificar o valor do networking. Caso você seja uma dessas pessoas, reconsidere.

Independente de você ter um podcast no formato de entrevistas ou não, o networking é um fator importante para o sucesso de um podcast, assim como nos negócios.

Considere entrevistar pessoas do seu segmento para a sua e criar um relacionamento com elas. Tente não focar apenas no status da pessoas que você irá entrevistar, mas sim na qualidade do conteúdo que ela possa oferecer para a sua audiência.

Muitos podcasters focam em entrevistar apenas os tops dos tops, e não tem problema algum na prática. Mas tente entrevistar pessoas que você se conecta e realmente gostaria de fazer negócios no futuro.

Lembre-se que o networking e relacionamentos abrem portas, e podem ser a chave para outras oportunidades financeiras no futuro.

6 – Eventos

Considere criar um evento presencial para a sua audiência. Eventos presenciais são uma forma de reunir e interagir presencialmente com a sua audiência e fãs, trazendo a eles ainda mais valor.

Há umas semanas atrás estava ouvindo um podcast sobre o meu seriado favorito, o The Walking Dead, e o entrevistado falou sobre o evento presencial para os aficcionados do show. 

No evento, alguns dos convidados eram atores, diretores e pessoas diretamente ligadas ao shows, agregando ainda mais valor à experiência.

Fantástico, não?

7 – Combine algumas ou todas as formas

Como você pôde ver, existem diversas formas de como ganhar dinheiro com podcast. Analise as opções e combine algumas ou todas elas e vá ajustando conforme você estiver tendo resultados.

Não existe a forma certa ou errada de como ganhar dinheiro com podcast, você deve testar todas e encontrar a forma que mais lhe agradar.

Você utiliza alguma forma de monetização da sua podcast e eu não compartilhei aqui? Ou tem uma forma favorita de monetização? Deixe aqui nos comentários para a gente ver. 

Deixe um comentário

Faça parte
da comunidade
Cemzinho!

Já somos mais de
10 mil leitores. :)

Matérias mais lidas