Amo Dinheiro - Notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain

Como funciona a mineração de criptomoedas

O bitcoin ainda não é considerado dinheiro pelas autoridades monetárias de nenhum país. Portanto, seu modo de entrada no mercado é bem parecido com o do ouro (que também pode ser usado como moeda. Por isso, o termo mineração (“mining”) é empregado para denominar a ação pela qual o bitcoin foi criado.

O conceito de mineração é semelhante ao de uma jazida de ouro quase inesgotável, mas que exige grande esforço para sua exploração, e por isso, o valor da moeda continuaria alto: não por sua escassez, mas pelo custo de sua extração.Desse modo, o que faz com que o bitcoin tenha valor no mercado e possa ser usado como moeda de troca é sua escassez e a dificuldade em obtê-lo.

Essa escassez é controlada por um software instalado em todos computadores da rede bitcoin, e estes controlam a cadência com que os bitcoins são minerados, criando uma dificuldade pelo próprio processo de mineração. Ou seja: obter bitcoin não apenas tem um nível de dificuldade elevado, mas também custa algum dinheiro.

A tarefa impostas aos mineradores é a seguinte: de tempos em tempos, em intervalos controlados pelo software que administra o sistema, é emitido um hash (sequência de bits gerada pelo algoritmo de criptografia) contendo um determinado valor criptografado. E os mineradores precisam “quebrar” esse hash para a partir dele encontrar, o valor criptografado. Essa complexidade é determinada pelo número de zeros contidos em seu início, portanto pode ser ajustada. Assim, ao ser lançado um novo hash, todos os mineradores põem-se a decifrá-lo em busca do “bitcoin-ouro” contido ali.

Quem primeiro conseguir quebrar o código recebe como recompensa uma quantidade de bitcoins e deve informar a toda a rede. Após o registro dessa transação, os bitcoins minerados já podem ser usados.

Esse processo gera também custos aos mineradores, pois quando você entra no mundo bitcoin é preciso investir no melhor equipamento que conseguir pagar para que tenha chances de minerar por mais tempo que seus concorrentes. A lucratividade de longo prazo também é relevante, levando em conta a volatilidade da criptomoeda que você está minerando.

Como funciona a mineração de criptomoedas
Avalie este post

Adic. comentário

Redes Sociais

Curta nossa página.