Amo Dinheiro - Notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain

Como e Porque investir em franquias

Faz tempo que o brasileiro aprendeu a investir ele mesmo em um negócio próprio. Muitos almejam ao dia de largar a mesa de escritório e ter um negócio próprio onde é o próprio chefe. Se esse for seu interesse há um número enorme de franquias que podem fazer seu sonho se tornar realidade.

Vou tentar falar de maneira bem ampla o básico do que você deve saber sobre franquias.

O que é franquia

Franquia é um sistema popular que permite a utilização de uma determinada marca com a condição que sejam pagos os royalties ao dono do negócio. O motivo de ser tão comum é que pode-se abrir um negócio com investimento reduzido e se aproveitar da fama já pré-estabelecida pela marca.

Tipos de franquia

As mais comuns são as de fast-food ou lojas de roupa mas o mercado está muito receptivo a franquias de comida saudáveis, delivery, microfranquias de serviço, beleza entre tantos outros. Escolha o que você mais se identifica e pode se dedicar no tempo que você tem em mãos.

Reunião com Franqueador

Se a empresa se interessar no seu perfil, o próximo passo será marcar uma reunião sobre os objetivos e expectativas e receberá também a Circular de Oferta de Franquia junto com a minuta de contrato para melhor análise. Leia tudo com muita atenção antes de assinar qualquer coisa e não fique com vergonha de perguntar detalhes que você não entendeu.

Dia de cliente

Visite uma franquia já pré-estabelecida e tenha uma amostra do que é ser cliente nesse negócio, entenda as expectativas do consumidor. Observe o atendimento e a opinião dos outros clientes. Converse também com os franqueados, essa é uma ótima maneira de saber sobre a franqueadora e como é o dia a dia da operação.

De olho no contrato

Mais uma vez, nunca assine nada até ser minuciosamente lido e entendido. Geralmente esses contratos têm cláusulas padronizadas, entretanto do momento que você assina há um vínculo de direitos e deveres, entenda todos muito bem.

Localização, Cartório e Inauguração

Algumas empresas ajudam o franqueado a achar uma localização, outras aprovam a decisão, mas o importante é achar um local com bastante fluxo de pessoas. Assim que o local estiver estipulado hora de abrir uma empresa, para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas.

Por fim, comece os trabalhos! Literalmente!

Dedique-se e sempre que encontrar dificuldades conte com o franqueador para lhe ajudar. Não se esqueça que a partir do começo do funcionamento o franqueado passa a pagar taxas de royalties pelo direito de uso da marca.

Como e Porque investir em franquias
Avalie este post

Adic. comentário

Redes Sociais

Curta nossa página.