Amo Dinheiro - Notícias sobre Bitcoin, Criptoativos e Blockchain

5 Dicas Simples Para Economizar o Gás de Cozinha

Ainda é uma realidade na maioria dos lares brasileiros o botijão ou botija (como é conhecido em alguns locais) de gás e representa para muitos um gasto mensal considerável. Por isso, vamos dar algumas dicas de como economizar o gás de cozinha.

Centralize as Panelas

Manter as panelas centralizadas na boca do fogão ajuda a chama a permanecer uniforme no fundo da panela, o que facilita e muito o aquecimento e cozimento mais rápidos.

Desligue o Fogo Antes

Pouca gente pára pra pensar sobre isso, mas é uma prática muito útil para economizar o gás de cozinha.

Sempre que estiver cozinhando e o alimento estiver para ficar pronto, tape a panela com a tampa própria e desligue o fogo. O calor que está dentro da panela vai terminar de cozinhar o alimento e você economiza aqueles segundos de gás.

Cuidado Com a Cor da Chama

A chama do seu fogão deve ser azul, completamente azul.

Se ela apresenta qualquer outra coloração é sinal de alerta.

Se a chama é azul assim que você troca o gás por um novo, mas vai mudando de cor nas “pontas” à medida que o gás vai acabando, isso é relativamente normal (relativamente porque vai depender da intensidade).

Agora, se a chama tem tons de vermelho forte ou ficam meio amareladas, é sinal de problema. O primeiro passo é trocar o gás para tirar a dúvida.

Se trocar o gás e a chama permanecer assim, o problema é mesmo no seu fogão. Hora de manutenção ou troca do fogão (com fogo não se brinca, não se esqueça nunca disso).

Mantenha a Panela de Pressão por Perto

A panela de pressão é uma das formas mais eficientes de economizar o gás de cozinha que você pode utilizar. Ela reduz e muito o tempo de cozimento dos alimentos, logo, reduz também o consumo do gás.

Portanto, use e abuse!

Importante: a panela de pressão é sua melhor amiga, desde que você mantenha a manutenção em dia. Cuidado com borrachas ressecadas e tampas amassadas.

Usando o Forno com Inteligência

Assim como a panela de pressão é sua melhor amiga, o forno é o seu pior inimigo. Só utilize o forno em último caso, pois ele é o que mais consome gás em seu fogão. É claro que não dá para simplesmente aposentar o forno, mas algumas dicas vão ajudar:

Na hora de pré-aquecer o forno, coloque em temperatura máximo, por menos tempo, ao invés dos 180 graus de costume por exemplo. Se possível, coloque sempre mais de um alimento para assar ao mesmo tempo.
Já que vai gastar o gás com o forno, porque não preparar outros alimentos juntos? Basta ficar de olho no tempo de cozimento de cada um para não queimar uns e deixar os outros crus.

Estão aí, algumas dicas simples, mas que vão fazer toda a diferença ao final do mês, fazendo com que seu gás dure mais, e quem sabe, transformando um mês em dois não é mesmo?

5 Dicas Simples Para Economizar o Gás de Cozinha
Avalie este post

Adic. comentário

Redes Sociais

Curta nossa página.